Nome
Matrícula
Questões
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você acho de mais relevante no que você leu.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá, pessoal! Meu nome é Dinna Lourrany Santos do Nascimento (170025527), tenho 19 e estou ainda no primeiro semestre do curso de cênicas.
ResponderExcluir0. Minha experiência com o teatro iniciou-se com aulas de artes expostas com didáticas diferentes das propostas nas aulas do Ensino Fundamental e Médio. Além disso, há uma pitada de influência familiar, já que minha família tende a criar artistas, e assim, foi fácil ter o desejo de participar de uma dessas áreas criativas. Infelizmente, meu contato direto com produções teatrais foram poucos, pois participei apenas de um curso na No Ato Produções, e em seguida, uma oficina oferecida pelo IdA na UnB.
1. As peças teatrais lidas foram Lisbela e o Prisioneiro de Osman Lins, Um Bonde Chamado Desejo de Tennessee Williams, A Casa de Bernarda Alba de Federico Lorca, A Escola de Mulheres de Molière, As Suplicantes de Ésquilo... Confesso que não foram muitas obras, mas desejo ler outras... me falta coragem, mas ela não demorará a chegar!
2. Eu apreciei a obra de Molière no curso de Letras à um ano atrás. Confesso que não me recordo muito a história, visto que entrei em contato com tantas outras, porém eu lembro de ter notado questões e críticas à sociedade patriarcal, que é evidente em seus diálogos absurdos para a sociedade atual, principalmente a parte onde é listado (acho que) as regras para ser uma boa esposa (ou uma boa mulher). Talvez eu veja de uma forma crítica, ou talvez o autor realmente expressou o que cabia na época.
A obra de Osman Lins é encantadora por si só, principalmente após o contato com a adaptação para o cinema. O que me chamou a atenção, de uma forma negativa, é a falta dos diálogos de Lisbela.
3. Assim como o pouco contato com textos teatrais, meu contato com obras dissertativas não foi constante, rotineiro... Minha base sobre conteúdo teórico teatral é composto apenas pelo conhecimento adquirido no Ensino Médio, e um tanto pelo pouco conteúdo dado na aula de Teoria Literária. Todavia, iniciei o livro de Barbara Heliodora, O teatro explicado aos meus filhos.
5. Minhas expectativas em relação a disciplina é conhecer fontes e me banhar nas mesmas para que minha formação teatral seja, no mínimo, completa. Através das bibliografias dadas, serei capaz de possuir um ponto de partida, onde terei um longo caminho independente para me formar intelectualmente e academicamente. Eu espero relembrar as teorias teatrais mais importantes, espero reconhecer o teatro como algo além do eurocêntrico (pois é imensa a quantidade de pessoas que acreditam que seu início foi somente na Grécia) e saber a origem, os motivos, a teoria, que é um pedaço e início de todo o curso.
Por enquanto, só isso. xoxo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir