quinta-feira, 16 de março de 2017

ESPAÇO E TRAGÉDIA

Para bem ler e imaginar o espetáculo, é preciso saber que os textos das tragédias e dramas satíricos foram elaborados a partir de um espaço aberto, sem cortinas, sob a luz do sol.



Foto 1
Visão do Teatro de Dioniso a partir do público. O teatro está em ruínas. O que temos aí são os restos do teatro em pedra que foi erguido sob a estrutura original que era de arquibancadas de madeira

Foto 2



Aqui vemos uma reconstrução a partir de dados arqueológicos. Temos as arquibancadas de madeira em frente de uma área retangular de atuação. O coro entraria pela esquerda e direita, por entradas laterais (eisodos). Haveria uma estrutura em madeira que seria multiuso: para representar a entrada de um palácio ou templo ( Skené).  Atrás dessa estrutura  estariam atores e equipamentos cênicos (máquina) como a grua que levanta atores que fazem papéis de deuses.


Foto 3




 Foto 4

 Nunca esquecer que o Teatro de Dioniso integrava um conjunto de prédios junto da Acrópolis. O teatro se relacionava acusticamente com essa encosta, com esse maciço de pedra, que ficava às costas dos espectadores, formando um espaço acústico.






Nenhum comentário:

Postar um comentário