QUESTÃO 0
O meu
primeiro contato com o tetro foi quando eu
tinha cerca de 8 anos de idade quando uma professora de teatro por acaso
me chamou pra ser Jesus em uma peça de teatro que seria apresentada num evento
finalização do ano da escola que eu estudava. O processo foi curto, mas desde
aquele dia o teatro ficou guardado em mim, pois havia me despertado algo de
muito bonito. Porem pelo fato de eu morar numa cidade no interior muito pequena
não pude ter mais contato com o teatro e não fiz nenhum curso.
Quando me
mudei de cidade para Brasília vi que aquela vontade de ser ator ainda era
constante mesmo eu estando em outro curso.
Como forma de colocá-lo na minha vida aliada à vontade de perder timidez procurei
algumas oficinas e cursos iniciais. Um deles fiz na PODE! Teatro e Produções
com Clarissa Portugal em 2015. No espetáculo de finalização do curso eu
interpretei Dirceu Borboleta na peça O Bem-Amado.
Logo em
seguida fiz mais seis meses de um curso de interpretação na companhia teatral
No Ato Produções e na peça de finalização do curso montamos uma adaptação do filme
A Sociedade dos Poetas Mortos na qual eu interpretei o personagem Cameron.
Logo em
seguida conheci amigos do teatro do grupo Caras e e logo em seguida eles me
chamaram pra “fazer o som” do espetáculo deles e então fui convidado por eles
para participar do próximo espetáculo que eles estavam montando “Um Deus Cruel”
de Alberto Guzik no qual eu interpretei o personagem Pedro.
Em todos
esses processos eu adquiri um auto-conhecimento muito grande em relação à mim e
a tudo que me cerca pois descobri que o teatro é uma máquina de entender o
mundo. Descobri a importância de se enxergar o outro, a necessidade de se
responder o outro não só no teatro como também na vida a responder na mesma
intensidade, aprendi que eu posso ser qualquer coisa que eu quiser e ser de
verdade porque as possibilidade de “ser” são infinitas e todas elas estão dentro
de mim, aprendi o quão é importante o modo como você se relaciona com as
pessoas em qualquer o trabalho e o quanto isso pode ser decisivo no processo,
aprendi a reconhecer minhas falhas e que
o teatro é um todo e depende de todos que estão ali e por isso todos são
muito importantes.
QUESTÃO 1
Alberto
Guzik - Deus Cruel
Shakespeare
– Romeu e Julieta
Gil Vicente
- Auto da Barca do Inferno
Harold
Pinter – O Amante
QUESTAO 2
A
peça é interessante pois aborda especificamente o mundo do teatro, trazendo as
pessoas para dentro do texto. É o teatro dentro do teatro: o “metateatro.” A história
gira em torno de um grupo de atores recém-formados de uma escola de artes cênicas,
a Trupe das Ilusões Perdidas que busca uma projeção profissional neste meio. No
decorrer da peça, o publico é colocado para dentro dos pormenores desse mundo -
o que faz com que um espectador que vivencie o meio teatral possa se
surpreender pelas inúmeras facetas da natureza humana que se manifestam nesse
mundo. O espetáculo proporciona a imersão a este mundo às vezes desconhecido ao
espectador, ao mesmo tempo em que toca temas universais relacionando-os
intimamente a este “Deus cruel” na vida das pessoas que é o teatro: a vida pela
arte, a morte, a inveja, o egocentrismo, a traição, as dificuldades de ensaio,
captação de recursos financeiros e a iminência da Aids.
QUESTAO
3
Alberto
Guzik - Deus Cruel
Constantin
Stanislaviski – A preparação do autor
Constantin
Stanislaviski – A Construção do personagem
QUESTÃO 4
Não li a
obra completa de Constantin, porém o que mais me chamou a atenção é o modo como
ele enxerga o teatro no livro e então baseia todos os escritos com esse
entendimento do teatro: o de que o teatro é uma arte e, portanto, sendo arte, é
uma das mais altas formas de expressões da alma humana, que faz o ser humano
ser consciente de si usar todo o seu potencial criador – a ato humano de criar.
QUESTAO 5
Espero entender
o modo como o teatro se desenvolveu ao longo do tempo para chegar ao
entendimento e à definição do mesmo que temos hoje, entender o lugar e o espaço
na história que o teatro ocupava no período clássico, bem como entender obras cânones
e o significado delas na posterioridade; e desse modo apreender as ferramentas
necessárias para a compreensão da literatura relacionada ao teatro
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