sexta-feira, 17 de março de 2017

Auto-apresentação Dora

Nome: Dora Pinheiro Sales
Matrícula: 170008924

Questões

0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.


     Comecei minha caminhada pelo teatro na Companhia da Ilusão em 2012, nela apresentei duas peças: Amores em Botão (em que atuei em duas esquetes) e o Auto da barca do inferno (em que interpretei o fidalgo). Em 2014 participei dos Cursos Livres de teatro oferecidos pela UnB com a professora Sulian Vieira. Posteriormente, em 2015, entrei para um curso de teatro ministrado pela professora/atriz/diretora Eliana Carneiro, participando novamente em 2016 dos Cursos Livres da UnB ministrado pelo aluno Tiago Teixeira. Em 2016 participei do curso de manipulação de bonecos ministrado por Beatriz Apocalypse do grupo Giramundo. No decorrer das minhas experiências o meu interesse e amor pelas artes em geral só cresceu, queria cada vez mais abranger meu conhecimento, ter maior consciência "corpooral"enquanto atriz, desenvolver e conhecer novas técnicas aprimorando o meu fazer teatral. Minha paixão foi ainda maior quando percebi a possibilidade de entrelaçar diversos conhecimentos artísticos de diferentes áreas (como por exemplo a visual) no palco e o quanto cada uma complementava a troca ator→público, foi nesse momento que me vi, me reconheci e resolvi me adentrar com tudo nas artes cênicas.

1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
    Casa de bonecas - Henrik Ibsen
    O rei da vela - Oswald de Andrade 
   O auto da compadecida - Ariano Suassuna
    Assim é se lhe parece - Luigi Pirandello
    Édipo rei - Sófocles
    Antigona - Sófocles
    Liberdade, liberdade - Millôr Fernandes e Flávio Rangel
    Lisbela e o prisioneiro - Osman Lins
   O doente imaginário - Moliére
   O coronel de macambira - Joaquim Cardoso
   Os persas - Ésquilo
   Romeu e Julieta - Shakespeare
   Auto da barca do inferno - Gil Vicente

2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
   1) O auto da compadecida: a beleza da obra e facilidade com que Ariano Suassuna consegue captar o leitor/espectador. Uma historia com elementos tipicamente nordestinos e brasileiros, que carregam em si uma tradição e que  ultrapassando barreiras regionais e temporais consegue envolver o público e valorizar a história/cultura nacional de forma sublime.


  2) Liberdade, liberdade: como a arte pode adquirir diversos papeis ao longo da historia quando lhe é requerida. A arte deve ser política (no mais abrangente da palavra) e libertadora, é uma forma viva e pulsaste de se transmitir conhecimento ao público, uma troca das mais profundas e isso se vê claramente em Liberdade, liberdade, no contexto em que foi escrita e até os fins dos tempos ela continuará atual, perpassando valores.

3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.

   Da arte e da linguagem - Alice Brill
   A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator  - Renato Ferracini
   Pontos de vista sobre a percepção e ação no treinamento do ator. Viewpoints em questão - Sandra Meyer


4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você acho de mais relevante no que você leu.


   Viewponts em questão: como a arte esta em constante transformação. Muitas vezes tomamos certos conhecimentos como imutáveis ou unívocos e esquecemos da possibilidade de mudança, esse artigo em questão traz uma alternativa para métodos de interpretação tradicionais como o de Stanislaviski, agregando um novo saber, um novo conhecimento ao fazer teatral. Deve-se sempre refletir sobre o passado, absorver os seus conhecimentos para então seguir em frente e criar-se novos métodos, novos conhecimentos, novos fazeres teatrais, o teatral é imortal pois está em constante mudança/aprimoramento foi isso que me chamou mais a atenção, o próprio ato de viver já clama e ao mesmo tempo já é o "ser ator", o teatro em si.

5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?



Quero absorver tudo, quero cansar de ler peças teatrais, cansar de estudar a base teórica-crítica do teatro, quero sugar  tudo o que a disciplina e o professor têm a oferecer. Desejo aumentar cada vez mais a base para proporcionalmente  aumentar o espírito, a performance, o desejo. Espero aguçar e aprimorar a interpretação de textos teatrais, aprofundar o conhecimento na história/trajeto do teatro e suas teorias e o que mais vier!





Nenhum comentário:

Postar um comentário