domingo, 19 de março de 2017

Auto-apresentação Pedro Luiz Dantas


Pedro Luiz Dantas Pimentel de Oliveira
170020665

0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.


A primeira vez que tive contato com o Teatro foi em 2012, eu lembro até que tive que ler Édipo Rei. Mas apenas em 2013 eu me dediquei melhor, e isso aconteceu na aula de artes cênicas da escola em que eu estudava. Felizmente, era uma aula completa, onde existia teoria e prática. Como me interessei pela disciplina, comecei a participar nessa época da oficina de teatro que a escola oferecia. Eram 3 horas de aula semanais, mais ou menos, para aprofundar na vivência teatral. Depois disso, só tive contato novamente em 2016, quando eu estudei em uma escola em que oficinas pedagógicas eram obrigatórias no currículo escolar. Por sorte tive uma professora que decidiu dar uma oficina de interpretação. Passamos um semestre fazendo exercícios, cenas etc. No final do semestre apresentamos uma peça, criada pelos próprios alunos. O tema era sobre família, problemas na adolescência e alguns paradigmas sociais. Minha decisão para cursar cênicas na faculdade foi tomada de "última hora". Mas todo esse processo, mesmo que curto, na minha vida, despertou a vontade de trabalhar com a possibilidade de criar, poder interpretar algo. Vi que entre as artes, as cênicas se adequariam melhor as minhas expectativas. E me conhecendo melhor, vi que eu tinha que cursar algo que me permitisse "fazer acontecer", que eu pudesse inovar com minha criação, tantos as artes como nas comunicações, que é outro lado que me encanta.

1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.

Édipo Rei, Sófocles;
A Casa de Bernarda Alba, Garcia Lorca.

2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.

ÉDIPO REI, SÓFOCLES - Por ter sido o meu primeiro contato literário com o teatro, me surpreendeu o fato de Édipo ter matado seu pai e ter tido relações sexuais com sua mãe. O que mais me chama atenção é que ele realiza essas ações sem saber de seus laços familiares com essas pessoas.Por seu uma tragédia, toda a história é surpreendente, desde o início quando o oráculo dá a advertência ao rei, até o final quando édipo fura os próprios olhos. Além de toda a reflexão psicológica que podemos extrair da história.

3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.

Pequena viagem pelo mundo do teatro - Hildegard Feist

4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você acho de mais relevante no que você leu.

Pequena viagem pelo mundo do teatro - É um livro muito interessante e didático, ele trata desde as primeiras manifestações teatrais até a atualidade. Fala dos rituais dionisíacos na Grécia e entre outros. Também explica superficialmente sobre alguns pontos como Luz e Som, Voz e Interpretação. Conta a história do teatro de uma maneira bem divertida, mostrando algumas curiosidades e explicando sobre outros tipos de manifestação cênica.

5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?

Espero que a disciplina me ensine muito, me torne mais crítico em relação ao teatro, que me faça enxergar pontos que eu ainda não tinha percebido até agora. Pretendo entender como funciona todo o processo de criação de um texto teatral até a leitura dele. Amo curiosidades históricas, e acho que a disciplina pode me proporcionar isso. Espero poder enriquecer intelectualmente a cada aula, e sei que isso será possível.






Nenhum comentário:

Postar um comentário