sábado, 18 de março de 2017
Auto Apresentação - Pâmela Germano
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.
Faço Teatro desde os 7 anos. Frequentei o curso da Néia e Nando por 8 anos, onde também trabalhei por breve período, e há 3 anos faço Teatro Musical no Empório Cultural. Já participei de algumas montagens, musicais e não musicais, por ambas as escolas e pelo Leonardo da Vinci. Já fui Catarina, de A Megera Domada à stand de Cosette, de Les Miserables. Já fiz dois workshops com câmera, um ministrado pela Luciana Martuchelli ( que mescla bastante elementos do teatro em seu curso) e outro pela Paloma Riani.
Entre as montagens em que participei, senti um sentimento crescente muito latente em relação ao fazer teatral. Isso se deve à diversos fatores, tanto pelo sentimento que me habita ao imergir em processos de construção da personagem, estudo do movimento, e leitura de textos dramáticos (os quais fui adentrar um pouco tardiamente) quanto pela capacidade que a arte teatral tem em revitalizar relações deterioradas. Nesses contatos, adquiri idéias básicas do teatro (que com certeza estão incompletas), bem como estimulei interesse pela literatura dramática.
O que me foi despertado foi o desejo de conhecer e de me debruçar sobre diversas possibilidades de expressão. Tenho muito apreço pelo Teatro Contemporâneo, e confesso que estou ansiosa por estudá-lo de maneira mais instruída em Artes Cênicas.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
A Casa de Bernarda Alba, Garcia Lorca
Hamlet, Shakespeare
A Megera Domada, Shakespeare
Um sonho numa noite de verão, Shakespeare
Otelo, Shakespeare
Gota d' água, Chico Buarque e Paulo Pontes
Les Miserables, texto de Victor Hugo, mas sofreu alterações (musical)
Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues
Beijo no asfalto, Nelson Rodrigues
Esperando Godot, Beckett
Saltimbancos, Chico Buarque
A exceção e a regra, Brecht
Os Persas, Ésquilo
Medeia, Eurípedes
Prometeu acorrentado, Ésquilo
Édipo rei, Sófocles
As nuvens, Aristófanes
Álbum de Família, Nelson Rodrigues (lendo, e prosseguindo com dificuldade, é um texto difícil de digerir)
O Auto da Compadecida, Suassuna
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
Gota d' água é uma peça que me prendeu desde o início. Ao saber que a tão contada Medeia havia sido inserida num contexto atual, num cenário do Rio de Janeiro, fiquei extremamente curiosa. O que me chamou atenção foram como os temas abordados tinham perdurado até o presente, e em como isso foi retratado (de maneira bem local e cultural) , questões como o ainda constante patriarcado em nossa sociedade. Outra coisa que fisgou minha atenção foi em como Medeia se torna ainda mais irreverente, estrondosa e concreta na adaptação de Chico Buarque e Paulo Pontes (ao meu ver). Outra peça, seria Hamlet. O que me chama atenção é em como Shakespeare conseguiu colocar elementos e questionamentos tão atemporais em analogias e construções de frases sutis. Claro, a própria narração psicológica (que por vezes nada tem de sutil) pelas personagens relata toda a conjuntura que está enfrentando, contudo, há provocações difíceis de se perceber em meio à literatura shakespeareana. Por exemplo, mesmo sendo comum as pessoas se atentarem à isso, depois de tantas análises, o início, com a sucinta pergunta de "Quem está aí?" sempre me arranca pensamentos.
3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
O Teatro do Absurdo, Esslin (lendo)
O Teatro da Crueldade, Antonin Artaud
O Teatro do Oprimido, Boal (lendo)
A preparação do ator, Stanislávski
Artigos de análises de Édipo, de As Nuvens e de Hamlet
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você acho de mais relevante no que você leu.
Estou lendo Teatro do Absurdo, de Esslin, e escolho esse livro (mesmo não tendo concluído ainda) porque me identifiquei muito com o seu formato. É um texto bastante descritivo, gostei muito do fato de serem análises bem didáticas sobre obras e autores que se inserem no contexto que o livro aborda. Além disso, me contenta o fato que Esslin destrincha várias observações e aplica analogias muito pertinentes e coerentes frente aos seus estudos.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender
Espero, assim como muitos outros, engrenar ,de maneira mais efetiva, as minhas leituras em um processo de análise mais consciente. Como primeiro semestre, espero me familiarizar com formatos e linguagens que possivelmente me acompanharão no meu percurso. Espero também me habituar mais a leituras de análises e artigos. Desejo me informar mais em relação ao contexto histórico, o processo de escrita, ao lirismo, e aos objetivos dos autores que iremos estudar; me sorver do que será proposto e saber refleti-lo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário