segunda-feira, 20 de março de 2017

Auto-apresentação Marina

Oi, gente! Meu nome é Marina Dornelas Resende Silva minha matrícula é 170026094. 

Questão 0- Meu primeiro contato com o teatro foi na primeira série do ensino fundamental, quando comecei a frequentar a Escola Parque da 308 sul, ali surgiu a paixão e já sabia desde então que era estar no palco que me fazia feliz. Comecei a dançar com cinco anos e apesar de ter ficado afastada do teatro por alguns anos eu nunca larguei a dança e nos espetáculos tinha a oportunidade de para fora o meu lado atriz. Tive uma breve experiência com teatro musical, participei de encenações da via sacra na igreja e de pequenas montagens e projetos na escola.

Questão 1- O meu maior contato com leitura de peças teatrais foi nos estudos para o PAS e durante as três etapas tive a oportunidade de ler Antígona de Sófocles, A casa de bonecas de Henrik Ibsen e Liberdade, liberdade de Millôr Fernandes e Flávio Rangel. Li também Harry Potter e a criança amaldiçoada da J.K. Rowling, Um Bonde Chamado Desejo de Tennessee Williams e A Casa de Bernarda Alba de Federico Lorca. 

Questão 2- Dentre essas obras a que me chamou mais atenção foi A casa de bonecas, que questiona o papel da mulher na sociedade, a submissão das mulheres em relação os homens e a ideia de que a menina primeiro pertence ao pai e depois do casamento passa a ser propriedade do marido. É impressionante a coragem e bravura que Nora, a protagonista, tem ao romper com as barreiras que a sociedade impunha a ela, tomando para si as rédeas da própria vida.

Questão 3- Meu contato com a teoria do teatro foi basicamente o que me foi apresentado em sala de aula, como entrevistas com Augusto Boal e principalmente pelos livros didáticos. Li também o livro de Constantin Stanislavski, A preparação do ator.

Questão 4- A maior parte desse contato era voltado para provas, então a oportunidade de realmente assimilar e ver acontecer na prática faltou. 


Questão 5- Uma das minhas expectativas é poder estudar um determinado assunto no teatro, uma época, uma estética e entender mais profundamente, compreender como foi botado em prática e descobrir como usar o conhecimento de base para futuros projetos. Espero também, e sei que realmente vai acontecer, aumentar a leitura de obras teatrais e conhecê-las melhores para que a minha interpretação delas seja melhor e quem sabe possa nascer até o interesse de começar a escrever... A expectativa maior é poder cada vez mais ser uma artista mais completa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário