Matrícula: 17/0025675
Questões:
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.
Desde pequeno eu sempre tive interesse por arte e as escolas em que eu estudei contribuíram muito para isso. Uma vez que davam a chance de realizar trabalhos em forma de peças e também possuíam eventos onde era possível interpretar e se apresentar para toda a escola.
Logo, por crescer nesse meio, desenvolvi a vontade de me aprofundar mais no âmbito artístico. Então, em 2015 comecei a fazer aulas de street jazz na Claude Debussy, onde me apresentei no final desse mesmo ano no espetáculo "New York, New York". Em 2016 me envolvi no teatro da escola e apresentamos no auditório da UNIP a peça "Quem tem boca vaia Roma", escrita pelo diretor da escola, sendo essa minha primeira e mais profissional montagem de teatro. Nesse mesmo ano, também participei do Curso Livre de teatro da UnB, onde pude desenvolver habilidades e crescer principalmente como ser humano. No começo desse ano de 2017, participei de um workshop de teatro físico no Espaço Arte.
Mesmo com pouca experiência, percebi que teatro é feito de encontros, encontros com você mesmo e com o outro. Então, escolhi cursar Artes Cênicas, justamente, para encontrar mais pessoas e viver experiências que me façam evoluir tanto como artista, quanto como indivíduo.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
- A megera Domada - William Shakespeare
- O santo Inquérito - Dias Gomes
- Agreste - Newton Moreno
- Memórias do Mar Aberto - Medeia - Consuelo de Castro
- Um Bonde Chamado Desejo- Tennessee Williams
- A Casa de Bernarda Alba - Frederico García Lorca
- Liberdade, liberdade - Millôr Fernandes e Flávio Rangel
- Vestido de Noiva- Nelson Rodrigues
- Entre Quatro Paredes - Jean-Paul Sartre
- Os Persas - Ésquilo
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
Um Bonde Chamado Desejo me chamou atenção, pois mostra o que uma mulher esta sujeita a passar na nossa sociedade. Uma vez que há violência doméstica, relacionamentos abusivos, estupro, submissão feminina e ainda toca no assunto da homossexualidade.
Temas esses que precisam ser discutidos para que a visão da sociedade mude, possibilitando assim que todas as pessoas possam ter uma vida digna e com os direitos garantidos.
Por transformar a dor e as mazelas sociais em arte, Tennessee Williams realmente conseguiu me tocar com essa peça.
3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
- Teatro do Oprimido - Augusto Boal
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você acho de mais relevante no que você leu.
No "Teatro do Oprimido", o que mais me chamou atenção foi o fato do Augusto Boal promover a educação social por meio de jogos teatrais. Jogos esses que ensinam aos grupos minoritários a como conquistar seus espaços na sociedade, lutando contra as injustiças sociais.
Boal desconstrói o teatro aristotélico e dá ao próprio público o poder de mudar a história. Desconstruindo também o que antes era o ator, pois mostra que qualquer um pode atuar e fazer arte.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Eu espero aprender mais sobre a teoria do teatro, algo em que eu sou realmente leigo, entrando em contato não só com a história do teatro ocidental, mas também com a história do teatro oriental. Além de conhecer manifestações culturais que fogem do padrão de arte das elites.
Também quero ler mais peças e criar uma bagagem intelectual que me ajude a me desenvolver como artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário