Sarah Pimenta Miranda Pádua
17/0022129
Questões
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.
Desde cedo tive contato com apresentações teatrais, visto que minha mãe sempre gostou muito de peças e espetáculos, também em passeios e apresentações escolares.
Em 2011 comecei a estudar em uma escola que tinha educação artística, além da aula de artes normal em sala, até então nunca tinha tido aulas realmente, em 2012 parei com as aulas de teatro pois os alunos tiveram de escolher uma das linguagens (teatro, dança e música) para focar mais e eu sempre fui mais voltada para a dança, em 2013 mudei de escola e consequentemente parei de ter as aulas, eu moro no Gama, demasiado longe do Plano e projetos de iniciação artística são muito recentes na minha cidade, por diversas questões somente o ano passado é que voltei a ter contato direto com aulas de teatro, nos Cursos Livres da UnB.
As artes sempre me deu uma visão de esperança, principalmente como público, mesmo quando criança eu já tinha o desejo de fazer parte disso e de alguma forma transmitir esperança.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
Ariano Suassuna - Auto da Compadecida
William Shakespeare - Sonhos de uma noite de verão
Giu Vicente - Auto da barca do inferno
Tennessee Williams e Oscar Saul - Um bonde chamado desejo
Federico Garcia Lorca - A casa de Bernarda Alba
Consuelo de Castro - Três histórias de amor e fúria
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
Auto da Compadecida - O modo como retrata a realidade das dificuldades do sertão nordestino brasileiro, não perdendo a seriedade da reflexão para com essa mensagem mesmo com o tom cômico, a simplicidade de como os personagens superam suas diferenças e dificuldades por causa da fé.
3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
Teatro do Oprimido e teatralidade: os lugares da teatralidade nas cenas teatrais e cotidianas - Sarah Oliveira/ Dra. Fernanda da Cunha
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.
O modo como o teatro dos oprimidos insere qualquer um como artista e dentro de qualquer realidade, tenho uma ideia sobre o teatro como objeto de reintegração social e esse artigo me inspirou muito em complementar essa ideia.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Conhecer a história por trás do teatro com mais ênfase, captar um autoconhecimento para agregar na minha vida acadêmica e profissional com base nas obras que serão trabalhadas e o trabalho em equipe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário