Iasmin de Noronha
Cruz Rios
170012492
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Questões
0- Fale um pouco
sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos,
papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em
você.
Meu primeiro contato com teatro foi na escola, durante o
Ensino Fundamental I e II.
Devido ao fim das aulas de teatro na escola em que estudava, em 2012 entrei no curso de teatro Néia e Nando, em que fiquei por três anos e, consequentemente, participei de três montagens: "Alice no País das Maravilhas", "Quase Felizes Para Sempre" e "Grease".
Durante esses anos, além da interpretação, tive contato com música e dança, o que despertou em mim o interesse para o Teatro Musical. Então, em 2015, entrei em um curso de teatro musical na Claude Debussy, em que participei de aulas de canto, dança e interpretação, separadamente. O curso foi de um semestre e, ao final, apresentamos o musical "Fame".
Em 2016, voltei a ter contato com teatro a partir de um projeto da escola chamado SAM (Semana de Arte Moderna), cuja ideia principal é reviver a semana de 22 ao olhar dos alunos que integram o projeto.
Na SAM, participei, principalmente, da criação do roteiro, da atuação e da preparação dos atores para a montagem do espetáculo.
Fora os cursos, participei, em 2015, de uma oficina de dança contemporânea organizada pelo Cometa Cenas e, ao final de 2016, de um Workshop de interpretação para câmera, com a preparadora de atores Paloma Riani.
Durante os cursos e workshops, aprendi que o teatro e até mesmo a intepretação para outras mídias são projetos coletivos e que demandam, além de tudo, paciência, humildade e coragem.
O teatro me intriga e me inspira principalmente pelas trocas feitas entre ator e ator, ator e plateia, plateia e ator. É uma arte extremamente humana, em que as pessoas se relacionam a partir de olhares, gestos e são instigadas pelos sentidos.
Devido ao fim das aulas de teatro na escola em que estudava, em 2012 entrei no curso de teatro Néia e Nando, em que fiquei por três anos e, consequentemente, participei de três montagens: "Alice no País das Maravilhas", "Quase Felizes Para Sempre" e "Grease".
Durante esses anos, além da interpretação, tive contato com música e dança, o que despertou em mim o interesse para o Teatro Musical. Então, em 2015, entrei em um curso de teatro musical na Claude Debussy, em que participei de aulas de canto, dança e interpretação, separadamente. O curso foi de um semestre e, ao final, apresentamos o musical "Fame".
Em 2016, voltei a ter contato com teatro a partir de um projeto da escola chamado SAM (Semana de Arte Moderna), cuja ideia principal é reviver a semana de 22 ao olhar dos alunos que integram o projeto.
Na SAM, participei, principalmente, da criação do roteiro, da atuação e da preparação dos atores para a montagem do espetáculo.
Fora os cursos, participei, em 2015, de uma oficina de dança contemporânea organizada pelo Cometa Cenas e, ao final de 2016, de um Workshop de interpretação para câmera, com a preparadora de atores Paloma Riani.
Durante os cursos e workshops, aprendi que o teatro e até mesmo a intepretação para outras mídias são projetos coletivos e que demandam, além de tudo, paciência, humildade e coragem.
O teatro me intriga e me inspira principalmente pelas trocas feitas entre ator e ator, ator e plateia, plateia e ator. É uma arte extremamente humana, em que as pessoas se relacionam a partir de olhares, gestos e são instigadas pelos sentidos.
1- Liste as peças
teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
·
Antígona – Sófocles;
·
Auto da Compadecida – Ariano Suassuna;
·
Casa de Bonecas – Henrik Ibsen;
·
Liberdade, Liberdade – Millôr Fernandes e Flávio
Rangel;
·
Agreste (Malva-Rosa) – Newton Moreno;
·
Romeu e Julieta – Shakespeare;
·
Salomé – Oscar Wilde;
·
O Santo Inquérito – Dias Gomes;
·
Os Persas - Ésquilo;
·
Vera, ou os Niilistas – Oscar Wilde.
2- Escolha uma ou
duas obras e apresente o que mais chamou atenção no texto que você leu.
Salomé: a obra me intrigou bastante pela presença feminina,
com diálogos fortes e de certo desafio para os personagens masculinos (o que é
interessante, visto que a obra foi escrita no século 19). Salomé é uma mulher
decidida e, ao meu ver, sua teimosia e ambição na obra podem ser comparadas às
de um herói grego, as quais direcionam a obra para um final trágico.
3- Liste textos (livros,
artigos) que você leu que falam de teatro.
Meu maior contato com textos que falassem de teatro foi no
Ensino Médio, nos livros da escola, ou em jornais e revistas, que retratavam um
pouco da cena na cidade e às vezes traziam entrevistas com figuras da
teatralidade brasileira.
Fora os textos, tenho um contato maior com documentários ou reportagens que acompanho no canal “SESC TV”, principalmente da série “Teatro e Circunstância”.
Fora os textos, tenho um contato maior com documentários ou reportagens que acompanho no canal “SESC TV”, principalmente da série “Teatro e Circunstância”.
4- Escolha uma ou
duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.
Duas entrevistas feitas com atrizes brasileiras (Fernanda
Montenegro e Débora Fallabela) uma em jornal e a outra em revista.
As duas me deixaram fascinada pelo fato de que ambas atrizes são exemplos de versatilidade: trabalham para cinema e televisão, mas continuam com seus projetos individuais no teatro ou em outras mídias, com intenções menos “populares”.
É interessante, portanto, o modo como ambas construíram suas carreiras sem se deixar levar completamente pelo “mainstream”, e criaram um legado no Brasil e no mundo.
As duas me deixaram fascinada pelo fato de que ambas atrizes são exemplos de versatilidade: trabalham para cinema e televisão, mas continuam com seus projetos individuais no teatro ou em outras mídias, com intenções menos “populares”.
É interessante, portanto, o modo como ambas construíram suas carreiras sem se deixar levar completamente pelo “mainstream”, e criaram um legado no Brasil e no mundo.
5- Quais são suas
expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
Minhas expectativas em relação à disciplina são de poder
diversificar e aprofundar meu leque de conhecimentos relacionados ao teatro e a
sua respectiva história. Também espero aprender, mesmo que apenas por
curiosidade, sobre o desenvolvimento do teatro fora do eixo ocidental e sobre
as divergências culturais entre o ocidente e oriente com relação a isso.
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