Nome: Ana Gabriela Jorge Mendes
Matrícula: 170005437
Questões
0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.
R: Tive contato com o teatro no meu segundo ano do ensino médio, foi quando decidi que queria fazer parte das artes cênicas, com o tempo tendo aulas de teatro na escola, vi que gostaria de aprender a ensinar o teatro, logo de cara vi que seria difícil. Meu contato com o teatro não é grande, não conheço grandes nomes do teatro e nem li muitas obras, nunca consegui apresentar um espetáculo, mas já participei de construções e organizações de alguns. Meu professor ensina também em uma associação sócio-cultural em Aparecida de Goiânia, tive a oportunidade de visitar o lugar 2 vezes, lá conheci um grupo teatral que trabalhava com a história do índio, e tive workshop com esse grupo. Em uma outra ida à associação tive contato com o Teatro Físico. Como eu disse, meu contato não é grande, sou bastante leiga em comparação a meus colegas, mas no teatro eu enxergo possibilidades, e me encanta saber que uma peça teatral tem o poder de atingir e ensinar quem interpreta e quem assiste.
1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.
A megera domada - William Shakespeare
Liberdade Liberdade - Millor Fernandes e Flávio Rangel
Os Persas – Ésquilo
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
R: Gostei bastante de ler Liberdade Liberdade, li muito a respeito do contexto em que a peça foi escrita e descobri que ela foi criada num período de ditadura militar, toda a obra aponta pra uma gigantesca necessidade de libertação que casa com o contexto em que foi escrita. Também li que eram apenas 4 atores pra mais de 50 papéis, isso me impressionou com a capacidade dessas pessoas e as possibilidades que temos em peças como essa. A obra cita diversos textos de variadas pessoas desde Hitler, Anne Frank, até Jesus Cristo e Moisés. Achei uma obra muito boa e bastante crítica.
3- Liste textos (livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
R: Jogos para atores e não atores - Augusto Boal
Manual do Autor - C. Stanislavsk
O que é teatro - Fernando Peixoto
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que você leu.
R: Os jogos para atores e não atores é um livro muito completo e repleto de exército teatrais que eu não fazia ideia que existia. O mais legal desse livro é que a casa jogo proposto havia uma explicação lógica pra que ele fosse feito inserida em um contexto social.
5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?
R: Quero ter domínio sobre textos, e propriedade pra falar deles. Quero que todo conhecimento que eu adquira nessas aulas possa ser fixado em minha mente pra que eu possa passar adiante. Gostaria de fazer o máximo aproveitamento dessa matéria e chegar mais próximo ao meu ideal como profissional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário