quinta-feira, 16 de março de 2017

Auto-apresentação Maju Souza

Auto-apresentação Maju

Maria Julia Souza Rucinski
(17/0026060)

0- Fale um pouco sobre sua experiência em teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papéis, workshops. O que você aprendeu nestas participações, o que despertou em você.

   Aos meus oito anos de idade tive meu primeiro contato com o teatro, em um curso que meus pais me colocaram para tirar minha timidez, e principalmente pela minha curiosidade e interesse pelo universo das artes. A partir dai, meu amor pelo teatro só foi crescendo, só que infelizmente eu me mudei para uma cidade onde não existiam muitos cursos e companhias, por isso acabei fazendo teatro no colégio mesmo, até me mudar para Brasília.
 Quando cheguei aqui, conheci a companhia teatral Neia e Nando, e fiquei apaixonada pelos espetáculos, já que não estava acostumada a ver isso no lugar onde eu morava. Em 2013 eu entrei no curso da Neia e Nando e minha primeira peça de formatura foi Tarzan, onde eu interpretava o papel da Jane. Em 2014 minha peça de formatura foi Matilda, inspirada no musical da Broadway, onde eu fazia o papel da Matilda Wormwood. Neste mesmo ano eu acabei entrando para a companhia, e a primeira peça que participei foi Peter Pan, onde eu fazia corpo de baile, depois ao decorrer do ano participei de muitas outras como Frozen, interpretando a Anna Média, e Tinker Bell, interpretando a Rosetta. Em 2015 passei para a turma Avançada do curso, e ao final do ano montamos A Opera do Malandro, onde interpretei os personagens da Lucia, Dóris e um capanga do Max. Neste mesmo ano, dentro da companhia, participei de muitas peças, dentre elas Cinderela, onde eu interpretava a Cinderela e Sítio do Pica-Pau amarelo, interpretando a Narizinho. 
No ano de 2016 eu encerrei meu curso na Neia e Nando e continuei apenas na companhia, dentre os trabalhos que fiz ao decorrer do ano estão, O Mágico de Oz, onde interpreto a Dorothy e A Pequena Sereia, interpretando a Ariel.
Durante todas essas peças, papéis e montagens, consegui despertar cada vez mais o meu interesse pela arte, aprendi muito sobre o palco, a voz, o corpo, aquecimento, improvisação, maquiagem e coletividade. Em cada trabalho deposito meu amor e dedicação, e consigo concluir que é esse o caminho que quero trilhar agora, e no futuro. 


1- Liste as peças teatrais que você já leu. Autores e nome das obras.

A casa de bonecas - Henrik Ibsen
Um Bonde Chamado Desejo - Tennessee Williams 
A Casa de Bernarda Alba - Federico Garcia Lorca
O Despertar da Primavera - Frank Wedekind
A Opera do Malandro - Chico Buarque
Antígona - Sófocles

2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.


A peça que mais me chamou a atenção foi O Despertar da Primavera, pois apesar de ser uma peça antiga (final do século XIX), o tema que é abordado faz uma crítica muito forte aos tabus que são impostos até hoje dentro da sociedade sobre o mundo patriarcal e conservador. O desenrolar da história me toca bastante por conter circunstancias vivas até hoje dentro do universo juvenil, que expressa a falta de diálogo dos pais com os filhos sobre a sexualidade, e principalmente suas consequências.


3- Liste textos(livros, artigos) que você leu que falam de teatro.

Comecei a ler A Preparação do Ator, de Stanislaviski, nunca cheguei a ler um artigo que fale sobre teatro, minha base teórica vem muito do que aprendi em sala de aula, no curso da Neia e Nando, e de um pequeno curso com o Thiago Linhares sobre o método de Stanislaviski.

4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você acho de mais relevante no que você leu.

Não comentarei, pois ainda não terminei de ler a obra.

5- Quais são suas expectativas em relação a esta disciplina? O que você espera aprender?

Minhas expectativas para essa disciplina são conhecer melhor a base teórica teatral, além de suas origens e estéticas diversas. Quero poder cada vez mais aumentar o meu repertório de leitura das peças teatrais, e aprender a fazer análise sobre elas, para poder tirar o máximo de proveito acadêmico e profissional sobre isso. Quero me aprofundar nos conhecimentos desta matéria, para poder com a teoria, ir modelando a prática, e assim cada vez mais me formando como artista, mas sempre com a sede de querer conhecer e aprender mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário