Ministrei um curso sobre teorias de teatro a partir de filmes.
Link: https://www.academia.edu/1481467/Teoria_da_arte_-teatro._Theatre_studies.Basic_Concepts
FIlmes estudados:
Zelig (1983).
Direção Woody Allen. Distribuidora 20 th Century fox.
• O filme apresenta uma personagem que, em situação de contato
com outras, modifica sua aparência, adota diversas formas. O
pretenso aspecto documental do filme produz o paradoxo entre o
camaleonismo da personagem e o senso comum. Com isso, o filme
será utilizado para que se discuta a possibilidade de a realidade
ser trabalhada em aspectos múltiplos. O homem-camaleão do filme
nos mostra que uma situação possui diversas perspectivas.
Dogville.Ed. colecionador(2003)
Direção: Lars Von Trier. Distribuição Califórnia filmes
• O filme foi rodado todo dentro de um galpão, com marcações
no chão indicando os espaços e objetos. A visibilidade das marcas
e os espaços abertos colocam todos os personagens em explicita
condição. Todos são observáveis. Daí a teatralidade do filme, ao se
superar espaços privados, íntimos, produzindo um amplo contexto
de observação.
O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish, EUA, 1983) Direção:
Francis Ford Coppola. Lançado em DVD pela Universal em 2005.
• No filme temos duas personagens principais envolvidas em situações
opostas. A relação entre estas duas personagens organiza
o filme. As linhas de ação opostas demarcam expectativas para as
demais personagens em cena. Estas materializam uma audiência
para os irmãos. Dessa forma há uma interação entre as linhas de
ação assimétricas e a audiência.
Verdades e mentiras (For Fake,1973)
Direção: Orson Welles. Distribuidora Continental
• Mistura de documentário e ficção no qual a narrativa sobre um
homem e o narrador mesmo dessa história se sobrepõem, fazendo
com que tanto a história quanto o modo como ela é contada sejam
enfatizadas. Esses vários aspectos da narrativa orientam o espectador
a seguir histórias dentro de histórias e o modo como essas
historias são organizadas e combinadas.
O bebê santo de Mâcon (The Baby of Mâcon, 1993) Direção: Peter Greenaway.
• O filme se organiza em eventos que são acompanhados por uma
platéia presente. É um espetáculo dentro do espetáculo. A teatralidade
do filme é usada tanto para explicitar quais são os suportes
que caracterizam uma situação como teatral quanto para exibir as
implicações dos atos das personagens.
Bodas de Sangue
Dir. Carlos Saura. Europa Filmes (1981)
• Adaptação da homônima peça de Garcia Lorca para um
espetáculo de dança filmado. Aqui podemos acompanhar as
transformações e mútuas implicações do texto, da dança, da
música e do filme
Nenhum comentário:
Postar um comentário