terça-feira, 20 de junho de 2017

cinema e teatro

Ministrei um curso sobre teorias de teatro a partir de filmes.
Link: https://www.academia.edu/1481467/Teoria_da_arte_-teatro._Theatre_studies.Basic_Concepts

FIlmes estudados: 


Zelig (1983). Direção Woody Allen. Distribuidora 20 th Century fox. • O filme apresenta uma personagem que, em situação de contato com outras, modifica sua aparência, adota diversas formas. O pretenso aspecto documental do filme produz o paradoxo entre o camaleonismo da personagem e o senso comum. Com isso, o filme será utilizado para que se discuta a possibilidade de a realidade ser trabalhada em aspectos múltiplos. O homem-camaleão do filme nos mostra que uma situação possui diversas perspectivas. 

Dogville.Ed. colecionador(2003) Direção: Lars Von Trier. Distribuição Califórnia filmes • O filme foi rodado todo dentro de um galpão, com marcações no chão indicando os espaços e objetos. A visibilidade das marcas e os espaços abertos colocam todos os personagens em explicita condição. Todos são observáveis. Daí a teatralidade do filme, ao se superar espaços privados, íntimos, produzindo um amplo contexto de observação. 

O Selvagem da Motocicleta (Rumble Fish, EUA, 1983) Direção: Francis Ford Coppola. Lançado em DVD pela Universal em 2005. • No filme temos duas personagens principais envolvidas em situações opostas. A relação entre estas duas personagens organiza o filme. As linhas de ação opostas demarcam expectativas para as demais personagens em cena. Estas materializam uma audiência para os irmãos. Dessa forma há uma interação entre as linhas de ação assimétricas e a audiência. 

Verdades e mentiras (For Fake,1973) Direção: Orson Welles. Distribuidora Continental • Mistura de documentário e ficção no qual a narrativa sobre um homem e o narrador mesmo dessa história se sobrepõem, fazendo com que tanto a história quanto o modo como ela é contada sejam enfatizadas. Esses vários aspectos da narrativa orientam o espectador a seguir histórias dentro de histórias e o modo como essas historias são organizadas e combinadas. 

O bebê santo de Mâcon (The Baby of Mâcon, 1993) Direção: Peter Greenaway. • O filme se organiza em eventos que são acompanhados por uma platéia presente. É um espetáculo dentro do espetáculo. A teatralidade do filme é usada tanto para explicitar quais são os suportes que caracterizam uma situação como teatral quanto para exibir as implicações dos atos das personagens. 

Bodas de Sangue Dir. Carlos Saura. Europa Filmes (1981) • Adaptação da homônima peça de Garcia Lorca para um espetáculo de dança filmado. Aqui podemos acompanhar as transformações e mútuas implicações do texto, da dança, da música e do filme

Nenhum comentário:

Postar um comentário