terça-feira, 20 de junho de 2017
Autoavaliação Henrique Arouche Cunha da Silva
1- O que aprendi neste semestre?
Neste semestre aprendi inicialmente alguns fundamentos básicos da história do teatro, aspectos de suas origens ocidentais na Grécia Antiga como: os espaços para encenações, as funções do coro e dos atores e suas diferenças,funções das máscaras e figurinos, o perfil do público que assistia às apresentações, as divisões de uma obra, etc. Foram boas aulas que levaram a compreensão e maior entendimento do teatro grego. No decorrer do semestre aprendi a importância do texto na história do teatro, do trabalho dos dramaturgos e como é importante a boa compreensão de um texto. Aprendi como fazer uma pesquisa em nível universitário, como colocar citações, como parafrasear corretamente, como apreender a essência do trabalho dos autores de forma correta e mais séria. O trabalho com o blog me ensinou sobre grupos que eu não conhecia, sobre um método interessantíssimo de criação que pretendo levar em minha formação e principalmente a lidar com minhas novas responsabilidades na minha vida universitária,
2- No que tive maiores dificuldades?
Minhas maiores dificuldades com certeza se deram pela falta de um maior contato com a história do teatro, anterior a minha entrada na Universidade. Muitos termos, nomes e autores que eu não conhecia e me faziam ficar confuso em algumas aulas no início. Tive uma certa dificuldade também no manuseio do blog, da pesquisa principalmente, em como fazer isso sem me prender ao que tinha aprendido no ensino médio. Fazer citações, paráfrases, pesquisar sobre assuntos que nunca tinha ouvido falar. Essas foram sem dúvidas minhas maiores dificuldades.
3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Eu não poderia ter escolhido melhor grupo para o trabalho do blog. Todos os integrantes do grupo eram altamente compromissados, responsáveis, donos de opinião e desejo de sempre fazer o melhor pelo trabalho e pelo grupo em si. Não tive dificuldades em ter dúvidas esclarecidas, em obter ajuda em determinados assuntos e apoio para minhas ideias. Por isso aproveito o espaço para agradecer as minhas colegas de pesquisa sobre Teatro Colaborativo, Beatriz Nogueira, Iasmin Rios e Rafa Giavoni, pelo apoio e trabalho conjunto, e por ter feito dessa pesquisa uma experiência incrivelmente rica e prazerosa.
4- O que eu poderia ter feito de diferente?
Poderia ter sido mais focado em algumas aulas, provavelmente teria captado mais informações ainda. Mesmo com todo o trabalho da pesquisa, poderia ter lido e visto muito mais material sobre o meu tema e ter produzido mais para o blog.
5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}
Poéticas Teatrais foi a primeira disciplina a me dar uma visão verdadeira de Universidade. Foi a partir das aulas, dos ensinamentos passados pelo professor Marcus que eu comecei a me ver verdadeiramente como um universitário e isso foi de grande valor para mim. Talvez o tom mais "teórico" da disciplina me tenha aberto essa visão, sendo que as discussões em sala eram muito mais interessantes que as feitas no ensino médio, e os trabalhos mais sérios e talvez mais complexos, em relação a forma de realizá-los. A base que adquiri nas aulas certamente me enriqueceram muito, no sentido de me dar conhecimento maior sobre o campo das artes cênicas, principalmente sobre a história e o desenvolvimento do teatro ocidental. Espero aproveitar bem o que aprendi na disciplina a fim de que, com base nos conhecimentos que nela obtive eu possa ampliar meu repertório de obras e autores e saber como trabalhar esse repertório na minha formação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário