terça-feira, 20 de junho de 2017

Autoavaliação Guilherme Sampaio

1-     O que aprendi neste semestre?
Aprendi com essa disciplina principalmente a fazer pesquisas acadêmicas, o que inclui normas de estruturação de um trabalho escrito, assim como procurar fontes para uma pesquisa (sejam elas primárias ou secundárias), também aprendi detalhes sobre uma apresentação de seminário, que pretendo colocar em prática nas apresentações que eu fizer futuramente. Ou seja, a matéria foi bastante útil no quesito “preparação de um aluno pesquisador”, pois me deu uma base que eu não tinha antes e hoje percebo a importância que a pesquisa tem na vida de um universitário e principalmente na vida de um aluno de Artes Cênicas.
Os textos trabalhos em sala (Os Persas, Mauser, Ato sem palavras, Íon, Blasted e Psicose 4:48) despertaram em mim um interesse maior pela dramaturgia, até então eu só tinha interesse na parte “prática” do teatro (interpretação, movimento, etc.). Estudar textos e, consequentemente, me identificar com eles, fez com que despertasse em mim uma vontade de me aprofundar mais na teoria do teatro e até de escrever algo.
A parte dos seminários foi de grande ajuda também, uma vez que pude entrar em contato, ainda que superficialmente, com grandes nomes do teatro (Meyerhold, Stanislavsky, Brecht, Grotowski) e algumas manifestações cênicas (humor em cena, teatro colaborativo, teatro de formas animadas), o que fez com que despertasse em mim uma curiosidade maior para com esses temas. Também percebi que venho tentado colocar em prática algumas teorias de Brecht (tema que me foi designado) nas práticas das outras matérias, como o dever do teatro de formar uma consciência social, assim como a quebra da quarta parede.
A matéria foi de grande ajuda, abriu horizontes e aumentou a minha bagagem intelectual.

2-     No que tive maiores dificuldades?

Tive dificuldades na parte prática da disciplina, uma vez que não me sinto confortável apresentando seminários (sempre foi uma barreira para mim), também tive dificuldades na pesquisa, pois muitas vezes não sabia como selecionar o que deveria ir ou não para o trabalho final, assim como tive dificuldades de procurar fontes e formatar as citações.

3-     Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

O meu grupo trabalhou bem do início ao fim. Não encontramos dificuldades em separar os tópicos entre nós, cada pessoa foi extremamente responsável na questão das postagens no blog, assim como em desenvolver sua parte sozinha. O grupo se ajudou em todos os momentos, sempre estávamos em contato através do grupo do WhatsApp e da pasta que criamos no Google Drive, também nos reunimos no começo e no final do processo, para traçar diretrizes e para montar o trabalho final, respectivamente. Cada um contribuiu com suas experiências e conseguimos potencializar um ao outro.

4-     O que eu poderia ter feito de diferente?

Eu poderia ter desenvolvido melhor a minha pesquisa, ter lido mais sobre o tema, procurado mais fontes para no fim desenvolver um trabalho mais rico. Poderia ter lido textos além dos que foram pedidos pelo professor, acredito que isso teria aumentado minha bagagem e conhecimento sobre o que estava sendo estudado em sala. Poderia ter participado mais das aulas, em grande parte do tempo fiquei apenas observando o que acontecia. Poderia também ter falado mais na apresentação do seminário, sinto que falei pouco e deixei o nervosismo tomar conta de mim.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Acredito que a matéria foi de grande utilidade, porém não correspondeu às expectativas que eu tinha no começo do semestre (talvez tenham sido muito altas). Eu gostaria que as aulas tivessem se aprofundado mais nos conteúdos dramatúrgicos que estudamos, ao invés de focar na montagem do blog e na parte da pesquisa, que foram importantes, mas acredito que poderiam ter tomado menos tempo de aula. Gostaria de ter conhecido mais textos ou estudado melhor os grandes nomes do teatro, sinto que foi muito superficial. Porém, a matéria serviu para plantar a semente de ir atrás do que quero saber e não depender tanto de professores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário