quarta-feira, 3 de maio de 2017

COMO AS TEORIAS EM ARTES CÊNICAS SÃO ELABORADAS

1-Pontos de partida
2-Processo criativo
3-Argumentação
4-Texto/discurso


Exemplo

1- "Nota sobre a ópera Grandeza e Decadência da Cidade de Mahagonny", de B. Brecht

Ópera apresentada em 1930. 20 cenas.
Criação. Povoamento Prova e revelação da lei. SUcesso. Delito e Punição.


Link para a música apenas: https://www.youtube.com/watch?v=B8NK1_HVfEg

link para montagem em 1977: https://www.youtube.com/watch?v=2y0SmvSBzPc

Links para montagem com estudantes 2011.  1- https://www.youtube.com/watch?v=fTiLrG8pjVA&t=12s  .  2- https://www.youtube.com/watch?v=bUxAvTJBgis  3-  https://www.youtube.com/watch?v=WcK8_LNqr8A .


Aristóteles
É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes [do drama], [imitação que se efetua] não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o "terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções". (Poética, VI, 1449b 24-27). 
Isso seria a base para o naturalismo.

Reação de Brecht
"A nova Técnica de Representar"

"Numa representação em que não se pretenda uma metamorfose integral, podem utilizar-se três espécies de recursos para distanciar a expressão e a ação da personagem apresentada: 1. recorrência à terceira pessoa; 2. recorrência ao passado; 3. intromissão de indicações sobre a encenação e de comentários".

v. Dramaturgia não-aristotélica

http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_14/(30-38)Bertolt_Brecht.pdf

Livro G. Borheim. Brecht a estética do Teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário