1-Pontos de partida
2-Processo criativo
3-Argumentação
4-Texto/discurso
Exemplo
1- "Nota sobre a ópera Grandeza e Decadência da Cidade de Mahagonny", de B. Brecht
Ópera apresentada em 1930. 20 cenas.
Criação. Povoamento Prova e revelação da lei. SUcesso. Delito e Punição.
Link para a música apenas: https://www.youtube.com/watch?v=B8NK1_HVfEg
link para montagem em 1977: https://www.youtube.com/watch?v=2y0SmvSBzPc
Links para montagem com estudantes 2011. 1- https://www.youtube.com/watch?v=fTiLrG8pjVA&t=12s . 2- https://www.youtube.com/watch?v=bUxAvTJBgis 3- https://www.youtube.com/watch?v=WcK8_LNqr8A .
Aristóteles
Reação de Brecht
"A nova Técnica de Representar"
"Numa representação em que não se pretenda uma metamorfose integral, podem utilizar-se três espécies de recursos para distanciar a expressão e a ação da personagem apresentada: 1. recorrência à terceira pessoa; 2. recorrência ao passado; 3. intromissão de indicações sobre a encenação e de comentários".
v. Dramaturgia não-aristotélica
http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_14/(30-38)Bertolt_Brecht.pdf
Livro G. Borheim. Brecht a estética do Teatro.
2-Processo criativo
3-Argumentação
4-Texto/discurso
Exemplo
1- "Nota sobre a ópera Grandeza e Decadência da Cidade de Mahagonny", de B. Brecht
Ópera apresentada em 1930. 20 cenas.
Criação. Povoamento Prova e revelação da lei. SUcesso. Delito e Punição.
Link para a música apenas: https://www.youtube.com/watch?v=B8NK1_HVfEg
link para montagem em 1977: https://www.youtube.com/watch?v=2y0SmvSBzPc
Links para montagem com estudantes 2011. 1- https://www.youtube.com/watch?v=fTiLrG8pjVA&t=12s . 2- https://www.youtube.com/watch?v=bUxAvTJBgis 3- https://www.youtube.com/watch?v=WcK8_LNqr8A .
Aristóteles
Isso seria a base para o naturalismo.É pois a tragédia imitação de uma ação de caráter elevado, completa e de certa extensão, em linguagem ornamentada e com as várias espécies de ornamentos distribuídas pelas diversas partes [do drama], [imitação que se efetua] não por narrativa, mas mediante atores, e que, suscitando o "terror e a piedade, tem por efeito a purificação dessas emoções". (Poética, VI, 1449b 24-27).
Reação de Brecht
"A nova Técnica de Representar"
"Numa representação em que não se pretenda uma metamorfose integral, podem utilizar-se três espécies de recursos para distanciar a expressão e a ação da personagem apresentada: 1. recorrência à terceira pessoa; 2. recorrência ao passado; 3. intromissão de indicações sobre a encenação e de comentários".
v. Dramaturgia não-aristotélica
http://www.raf.ifac.ufop.br/pdf/artefilosofia_14/(30-38)Bertolt_Brecht.pdf
Livro G. Borheim. Brecht a estética do Teatro.

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