segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Auto Apresentação - Rodrigo Kelvin

Aluno: Rodrigo Kélvin Dias Carvalho
Matrícula: 170164101

Questões:
0- Fale um pouco sobre sua experiência com teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papeis, workshops. O que aprendeu nessas participações, o que despertou em você.
Antes de querer fazer uma graduação em Artes Cênicas, eu já havia participado por alguns meses na Oficina de Atores, onde estávamos trabalhando no processo de montagem da peça O Mágico de OZ, mas infelizmente não pude apresentar. Fiz uma oficina no Rio de Janeiro com o direto Jorge Silpem e um workshop com o ator Rainer Cadete. Foram experiência que despertaram muito o meu querer em me tornar ator e explorar todas as possibilidades artíscas que a cena teatral proporciona.

1- Liste as peças teatrais que você já lei. Autores e nome das obras.
- William Shakespeare, Hamlet
- William Shakespeare, Romeu e Julieta
- William Shakespeare, Otelo
- Ariano Suaçuna, O Auto da Compadecida
- Consuelo de Castro, Only You
- Consuelo de Castro, Memórias de Mar Aberto: Medeia conta a sua história
- Consuelo de Castro, Mel de Pedra
- L. Frank Baum, O Mágico de OZ
- Tennessee Williams, Um Bonde Chamado Desejo
- Federico Garcia Lorca, A Casa de Bernarda Alba

2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
Vou citar a peça Um Bonde Chamado Desejo, que li e preparei um monólogo para a prova de Habilidade específica da UnB, um texto interessante pois retrata bem a realidade de uma classe média americana das décadas de '40 e '50, onde o homem da casa possui aquele comportamento bruto e machista, e a personagem Blanche, uma mulher solteira que havia perdido a propriedade de sua família e o grande amor de sua vida, é mostrada como louca.

3- Liste textos (livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
- HELIODORA, Barbara. O Teatro Explicado aos meus filhos
- PANFIETE, Katia. A Investigação da Criatividade nos Jogos Cênicos
- ALEIXO, Fernando. Corporeidade da Voz
- ALEIXO, Fernando. Corpo-Voz, Performance da Vocalidade

4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que leu.
Vou escolher o livro, O Teatro Explicado aos meus filhos, em que a autora, Barbara Heliodora, relata de uma forma muito simples e didática os principais momentos, feitos e fatos da história do teatro.

5- Quais são sua expectativas em relação a essa disciplina? O que você espera aprender?
Na verdade, como estou entrando em um novo momento da minha vida, onde estou entrando em uma nova fase de aprendizados, não estou criando muitas expectativas. A única expectativa é de realmente aprender aquilo que me engrandeça meu conhecimento nessa área que muito tenho a desenvolver.

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Autoavaliação Bárbara Castro

Autoavalição Bárbara Castro


1- O que aprendi neste semestre? 
       
    Nesse semestre eu aprendi muito sobre a tragedia grega, sobre alguns teóricos teatrais e textos importantes para a formação de um pesquisador em Artes Cênicas, tais com Os Persas, Mauser, Blasted, etc.
   Também aprendi muito sobre como fazer uma pesquisa acadêmica, buscando as fontes certas para isso, sabendo como fazer as citações, bibliografias e estruturação do texto ( segundo as normas da ABNT ) de forma correta. 
   O assunto que mais me aprofundei no entanto foi o Teatro de Formas Animadas, já que foi o tema abordado pelo meu grupo no blog feito para matéria, onde realmente aprendi muito sobre um tema que não tinha conhecimento nenhum.

2- No que tive maiores dificuldades?

   A minha maior dificuldade foi sem dúvidas no trabalho escrito, em obedecer todas as normas, fazer as citações e bibliografias de forma correta.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

    O trabalho com o grupo foi muito bom. Todo mundo fez sua parte, fizemos as reuniões necessárias de forma muito produtiva, adiantamos várias partes do trabalho. Houve muito diálogo e boa vontade do grupo como um todo de se ajudar e de explicar a sua parte do tema aos outros. Acho que nosso blog poderia ter sido utilizado melhor, já que as postagens foram poucas pela quantidade de pesquisa, entrevista e material levantado.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

   Acredito que as minhas anotações das aulas poderiam ter sido melhores e a minha apresentação do trabalho também, já que separei muita coisa para falar e pelo nervosismo acabei não falando.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

A matéria como um todo foi uma ótima introdução à esse novo ambiente de estudos que é a faculdade, mas senti falta de uma abordagem feita pelo professor dos teóricos teatrais estudados e de mais textos teatrais, mesmo assim sinto que foi uma matéria muito proveitosa

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Auto-avaliação Helenice Mota

1- O que aprendi neste semestre? O primeiro semestre do curso de artes cênicas é um período de adaptações, durante as aulas pude entender conceitos fundamentais do teatro e conhecer um pouco seus principais semeadores, consegui durante as leituras e discussões de texto enriquecer meu entendimento de obras dramáticas e ampliar o número de autores que eu conhecia. A vivência da sala de aula me incitou a tentar mudar e buscar novas informações a partir das obtidas.

2- No que tive maiores dificuldades? No início do trabalho tive dificuldade de me relacionamento com alguns integrantes. Minha dificuldade maior foi acompanhar as postagens do blog da disciplina e atualizar o blog do meu autor.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo? A disciplina de poéticas me ajudou a compreender e ouvir mais as pessoas em trabalhos em grupo, como  disse na questão anterior tenho um pouco dificuldade de me relacionar, tenho um senso de liderança e eu tenho uma barreira (minha, psicológica) em ouvir e saber entender e direcionar as críticas dos outros para melhorar meu desempenho e assim o grupo lucrar junto.
Ps.: A Ana Gabriela é a melhor pessoa com quem já trabalhei em grupo, muito solícita, compreensiva e organizada. Não posso deixar de citar esse ponto nessa questão.

4- O que eu poderia ter feito de diferente? Ter escrito mais e lido mais sobre meu tema durante o semestre, durante as semanas houveram dias que eu não pesquisava, senti falta de minha parte a busca de diversos elementos importantes e fontes bibliográficas diferentes. Eu acredito que poderia ter acompanhado melhor o blog de meus colegas de turma para conseguir absorver com maior eficácia os conteúdos. Gostaria de ter levado mais questões e dúvidas para a sala de aula, já que entendo que o professor foge o padrão de aula expositiva.


5- Eu tenho uma afeição por essa parte teórica da graduação, já que minha maior motivação para o ingresso na universidade foi a necessidade de ter um conhecimento teórico da vivência cênica. Além disso tenho pretensões na área pedagógica e o professor me abriu um leque de pontos de vista. Gosto da ideia de não ter uma aula expositiva e acredito que seja extremamente importante o entendimento de escrita acadêmica que nos foi proporcionado, aprender e ter alguém disposto a nos esclarecer dúvidas simples facilita nosso trabalho e nos abre o caminho para que pesquisas futuras não percam tempo com formalidades e possam trazer resultados satisfatórios.

Autoavaliação - Antonio Guilherme

1- Aprendi mais sobre as poéticas teatrais. Tive contato com textos de diferentes autores e as ligações que esses autores tem entre si. Aprendi sobre o coro e sobre o teatro de Ésquilo. O aprendizado também se deu com o trabalho de pesquisa em grupo sobre Stanislavski e os conhecimentos de como montar uma apresentação, como ensaio para um futuro TCC.                                                                                                                                                                                                                                   2- Na leitura da peça "Os Persas" ,de Ésquilo. Também tive dificuldade na construção do texto baseado nos temas sobre Stanislavski e a pesquisa em bibliografia primária, que nunca tinha acontecido antes, ou pelo menos não apenas baseada  na bibliografia primária.                                                                                                                                                                                                          3- No geral foi tranquilo e ocorreu tudo bem ao final ,mas agora percebo que deveríamos ter tido mais contato para que os temas, que dialogam muito, tivessem mais coesão entre eles e assim dado uma maior unidade para a apresentação.                                                                                                                                                                                                                                                                      4- Ter me aprofundado mais nas pesquisas sobre Stanislavski e também ter me organizado mais, principalmente nas leituras, que acabaram por ser acumular.                                                                                                                                                                                                                                       5- Tive um contato com poéticas e fiquei muito feliz ver como todas elas criadas ao longo da história tinham mais coesão do que eu pensava. Gostaria ter trabalhado mais peças de teatros. Gostei do processo e a conclusão da pesquisa e principalmente em bibliografias primárias.                        

Grupos e tempos

GRUPOS POÉTICAS TEATRAIS 1/2017


GRUPO 1
Ana Sofia Martines C. S. da Silva (11 mim)
Dinna Lourrany Santos ( 8:15)
Cleuves Ricardo Lisboa de Carvalho (3 mim)
 Pedro Dantas ( 7 mim)
TEMA: V.Meyerhold ( total 35 min)



Grupo2
Renan Leite Souza 3min
Mina Petrova (7:40)
Victor Hugo (14 min)
Lúcia Priscila. (6 min)
TEMA: J. Grotowski   total 32 .45

GRUPO 3
Guilherme Alves Sampaio 2 min
Pâmela Germano 11 min
Helenice de Fátima Silva Mota 6 min
Ana Gabriela 11 min
TEMA: Brecht 40:21.


GRUPO 4
Beatriz Nogueira Ferreira 12 min
Henrique Arouche  10 min
Rafaela Giavoni 12 min
Iasmin Rios 11 min
TEMA: Teatro Colaborativo 48 min

GRUPO 5
Antônio Guilherme (6 min)
Maju Souza (14 min)
Sarah Pádua  18 min
TEMA: C. Stanislavsky 40 min
 


GRUPO 6

Gabriel Alves dos Santos 11 min
Dora Pinheiro Sales 14 min
Marina Dornelas Resende Silva  13 min
TEMA: Humor em cena: Palhaço, clown, e suas variações total 54 min



GRUPO 7
Shirley Ane Marques Araujo 14 min
 Barbara Castro 9:23
Júlio Oliveira   11:47
Luana Izabel Ferreira Souza 11 min
TEMA: Teatro de formas animadas 50:30




Autoavaliação - Júlio



1- O que aprendi neste semestre? 
Aprendi a ler e visualizar melhor as peça que lemos dentro e fora de sala.
Fazer pesquisa, colocar referências e um pouco das regras da ABNT.
Primeiro contato com varias formas de textos/peças pelo mundo e de diferentes épocas.

2- No que tive maiores dificuldades?
Na apresentação de seminário onde o nervosismo e inseguranças me atrapalharam muito.
Deixar meu diário de bordo mais organizado e atualizado.
Achar conteúdo sobre o meu subtema no seminário.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Meu grupo do seminário começou adiantado na divisão do tema e das pesquisas, mas ficamos muito focados em aprender o conteúdo e esquecemos um pouco do blog. O convívio com o grupo foi muito produtivo e não tivemos divergências.
Em relação a turma eu senti uma sintonia maior nas aulas em que liamos juntos.   

4- O que eu poderia ter feito de diferente?
Poderia ter deixado meu diário de bordo mais organizado e atualizado.
Demorei pra ler Ésquilo e consequentemente não acompanhei a aula onde exemplos da peça foram usados.
Estudado mais meu subtema e ficado confiante na apresentação do seminário.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}
Achei essencial os momentos de leitura em grupo e nessas aulas me deixaram muito focado e consentrado, sendo muito prazeroso acompanhar e entender os textos.
AUTOAVALIAÇÃO PEDRO LUIZ DANTAS P. DE OLIVEIRA

1- O que aprendi neste semestre? 

Eu aprendi a fazer pesquisas a nível de universidade. Talvez elas tenham sido o que realmente me fez sentir que estou na UnB. Aprendi a mexer com blog, algo que eu não tinha tanta habilidade, apesar de usar mídias sociais diariamente. As peças lidas em sala foram importantes para o enriquecimento dos meus conhecimentos teatrais, passei a analisá-las de outra forma.

2- No que tive maiores dificuldades?

Por ter tido pouco convívio com o teatro antes de entrar para o curso de artes cênicas, tive dificuldades com alguns conceitos acadêmicos e na leitura de peças. Porém, não as carreguei (dificuldades) comigo até o final do curso. Portanto consegui superar minhas dificuldades na disciplina.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

O trabalho em grupo foi muito tranquilo, o grupo estava muito unido e conseguiu executar as pesquisas com foco. Como o processo de pesquisa foi dividido, ficou mais fácil de realizar a apresentação do seminário.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Talvez, eu pudesse ter me aprofundado mais em determinados assuntos. Ter estudado melhor as peças teatrais lidas em sala, como Os Persas. Acredito que se tivesse aperfeiçoado minha leitura em relação aos conteúdos estudados, eu teria entendido melhor alguns conceitos. Mas tirando esses detalhes, não tenho do que me arrepender. 


5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Para primeiro contato com a universidade achei uma disciplina interessante. Porém, senti falta de ler mais peças. Quando vi o nome "Poéticas Teatrais" na grade curricular, criei expectativas em cima de leituras de peças e suas análises, o que me frustou um pouco, pois tivemos pouco contato, acredito que por conta do seminário. Mas fiquei contente com o que aprendi na disciplina, sobre os autores e seus métodos etc. Curiosidades que descobri, assuntos como Teatro Grego que, particularmente, me interesso muito. Enfim, em geral fiquei satisfeito com o resultado.



AUTOAVALIAÇÃO Lúcia Priscila

Lúcia Priscila
1- O que aprendi neste semestre?

Depois desta matéria, o modo como leio obras teatrais mudou. Agora não é tão confuso como antes, eu posso entender melhor o que está acontecendo e o que deve acontecer durantes as cenas.
Além de saber onde e como realisar pesquisas melhores e mais adequadas.

2- No que tive maiores dificuldades?
 
Minha maior dificuldade, acredito que tenha sido a apresentação do seminário. Essa linguagem filosófica de alguns autores me deixa muitas vezes confusa, mas acredito que de agora em diante, como minha forma  de interpretar esteja um pouco mais apurada, vai se tornar cada dia mais fácil.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

Um pouco difícil. O trabalho em grupo tem suas surpresas, as vezes são boas e as vezes não. Infelizmente não se pode contar com tudo quando ele não está dentro do todo. Mas no final deu tudo certo, bem, pelo menos quase tudo.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?
 
Um pouco mais de tempo pra me dedicar, mas infelizmente o tempo não foi meu amigo esse semestre. Ler mais obras, sobre mais autores.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

As leituras das obras em grupo foi uma das partes mais interessantes, pois instigou a sala como um todo, nos fez entender e acompanhar melhor as obras. Acredito que seria interessantes que mais momentos como esses acontecessem durante o semestre.

Autoavaliação Sarah Pádua

1- O que aprendi neste semestre? 

Foi uma matérias enriquecedora e que menos tive problemas quanto as aulas, como caloura eu muitas vezes tinha dúvidas extensas sobre como fazer os trabalhos de todas as disciplinas, medo de não conseguir fazer no padrão correto, já que estava acostumada somente com trabalhos escolares do ensino médio, devido à preocupação do professor em passar essas informações básicas e iniciais, compreendendo a dificuldade pelo fato de não termos a devida experiencia foi muito bom para meu desenvolvimento não só em poéticas mas em todas as matérias. Aprendi muito sobre como pesquisar de uma forma mais atenta, observar as fontes, citar de forma correta e ler de uma forma mais artística os textos propostos tanto na matéria presente, quanto nas outras matérias, consegui uma percepção inicial pessoal muito interessante, pois muitas vezes eu ainda leio como aluna do ensino regular e conforme me percebo e lembro das aulas consigo ter uma interpretação e uma visão mais clara sobre os textos teatrais.  

2- No que tive maiores dificuldades?

Minha maior dificuldade foi colocar e prática os aprendizados sobre formatação e citações corretas, isso se deu nem tento pela a aula, já que foi muito bem explicado e sim pelo fato da minha dificuldade com computação, tive dificuldade também com trabalho em grupo, não tínhamos muita interação. 

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

Estressante, muitas vezes me senti sozinha e que não tinha muito interesse do resto do grupo e isso me desestimulava a continuar com o trabalho e com a disciplina, entretanto depois de muito insistir e falar o que me incomodava foi bem rico nosso desenvolvimento. Foi muito positiva a reação dos integrantes quanto o meu posicionamento, sem nenhuma briga desnecessária ou desentendimento nem profissional nem pessoal.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Lido mais autores indicados e sido mais organizada com o trabalho, de modo que fosse mais ativa em todo o semestre.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Gostei muito da experiência, por ser a única matéria teórica desse primeiro semestre, foi a matérias que me identifiquei, pois sempre estive acostumada com essa visão de aula, entretanto no decorrer do semestre fui percebendo que nada tinha a ver com o que eu estava acostumada na escola, o professor foi bem sucinto quanto as matérias dadas, entretanto eu gostaria de ter tido mais discussões de obras teatrais e menos aulas expositivas de blog, isso em determinado momento ficou cansativo e percebi na turma também um grau de desinteresse conforme foi passando os meses.
 .

terça-feira, 20 de junho de 2017

Autoavaliação Renan Leite



1- O que aprendi neste semestre?  
     Eu pude perceber um evolução pessoal muito grande, no início do semestre eu tinha muito a herança que eu obtive do ensino médio e neste semestre eu pude evoluir nesse quesito. Trabalhamos com grandes obras e grandes autores em sala de aula, e eu pude perceber o quanto as poéticas teatrais são extensas. Em relação a pesquisa eu comecei a ter um olhar muito mais rigoroso em saber quais são as fontes onde eu estou pesquisando, citar devidamente um autor e saber onde procurar as coisas. 
  
2- No que tive maiores dificuldades? 
     A minha maior dificuldade foi em quesito a formatação do trabalho escrito, pois havia muitas regras que eu ainda não conhecia e com isso eu tive muita dificuldade de saber como citar algum autor em um parágrafo e também houve um pouco de dificuldade na hora d'eu fazer minha própria bibliografia, no ensino médio geralmente o professor passava os livros que precisávamos ler para escrever um trabalho, já no ensino superior nós aprendemos a ser mais autónomos nesse quesito.  
3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo? 
     Foi uma experiência enriquecedora devido a ter que trabalhar com a Mina, já que ela não fala muito bem português e eu não falo muito bem o inglês. Em geral consegui trabalhar bem com meu grupo, apesar de que sempre havia alguns conflitos, afinal, eram 4 mentes pensando diferente sobre um certo assunto, mas no final conseguimos sintetizar as ideias. 
4- O que eu poderia ter feito de diferente? 
     Acho que eu poderia ter utilizado meu tempo melhor e ter lido mais ainda sobre o meu autor e com isso melhorar minha apresentação.  
5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina} 
     Acho que poderia ter sido trabalhado menos sobre blogs em sala de aula, pois as vezes essas aulas ficavam um pouco cansativas e eu pude perceber até mesmo que muitos alunos da turma ficavam demasiadamente cansados(chegando a dormir) em ficar estudado os blogs. Mas em geral eu adorei os autores e textos trabalhados dentro de sala de aula, principalmente quando fizemos leituras das obras da Sarah Kane.  

Autoavaliação Rafa Giavoni



1. Aprendi que poéticas teatrais não é só um nome bonito, instigante, mas sim um universo imenso do qual eu não havia explorado quase nada. Além de ter me impressionado com a capacidade dos textos serem tão díspares e ao mesmo tempo tão interligados, me fascinei com detalhes e fatos sutis que, para mim, fazem toda a diferença. O teatro grego, por exemplo, é muito mais incrível do que eu podia imaginar. Sabia de alguns detalhes relacionados à ele, mas não entendia a profundidade da relação inter-artística que o permeava. A musicalidade, sincronia, engenharia, e a arte plástica que são inerentes à qualquer obra teatral de tal lugar, me instigaram, principalmente, por sua peculiaridade - aprendi os níveis de intensidade de cada linguagem e também a sua complexidade. Minhas aulas preferidas se dividiam entre aquelas em que aprendíamos sobre figuras importantes do teatro e em que líamos um texto dramático específico. Sarah Kane definitivamente me impressionou muito. Mas o que mais mexia comigo era o fato de entender o que textos, com milhares de anos de diferença, tinham em comum e como eles se relacionavam. Aprendi também, ou melhor, senti na pele como é pesquisar para valer e como é ensinar para outras pessoas aquilo que se pesquisou. O teatro colaborativo faz parte de mim agora, graças a aula de poéticas teatrais e as oportunidades que ela trouxe consigo.


2. Creio que, dentre outras dificuldades, a mais marcante foi o fato de eu não conseguir controlar meu sono durante as aulas. Isso me entristece imensamente porque eu gosto de prestar atenção em cada detalhe do que o professor fala, tenho até apreensão em fazer anotações pra não perder nada. Esse é um problema que enfrento desde meu ensino médio e não importa a quantidade de horas que eu tenha dormido na noite anterior, o sono sempre vem de forma descomunal e incontrolável. O que me alivia é o fato de isso não ter a ver com desinteresse. Outra dificuldade é a de me aprofundar no assunto que estudamos. Não tenho o hábito de chafurdar e estudar o que tenho interesse e nem aquilo que é apresentados em sala de aula. Também percebi uma dificuldade em relação a bibliografia e tópicos relacionados, mas nada que a prática não resolva. 


3. Meu grupo se deu muito bem durante todo o processo e não tivemos nenhum desentendimento sequer. Desde o começo se estabeleceu uma pequena liderança por parte da Iasmim, que soube nos conduzir de forma bem sutil. Houve um interesse latente em todos os integrantes do grupo, o que tornou a pesquisa muito prazeirosa e fluída. Inclusive, o fim do trabalho trouxe uma certa melancolia. Dividíamos bem a quantidade de trabalho que cada um deveria fazer e nos ajudávamos bastante. Sei que não participei tanto quanto alguns integrantes, mas procurei sempre me manter aberta para ajudar quando necessário. Não me senti tanto proativa e acho que isso é uma coisa a ser pensada e refletida.

 4. Poderia ter estudado mais, lido mais, e tentando ser e estar mais entregue de uma maneira intelectual. 

5. Queria agradecer, Marcus, pelo seu comprometimento em ser professor e por sempre trazer aulas interessantes, com assuntos instigantes. Demasiadas aulas sobre o blog podem ser meio cansativas, porém. Mas em compensação, as outras sobre tantos nomes importantes da história teatral e sobre tantos momentos importantes da mesma, me  farão falta. Desculpa se te faltei com respeito na minha posição de aluna ao dormir ou comer em sala de aula (normalmente um está relacionado com o outro). Obrigada por ter dado espaço pra uma apresentação tão divertida que me trouxe uma certeza, quero sim ser professora. Infelizmente, um semestre é muito pouco para sugar todo conhecimento que eu sei que você tem para disponibilizar, então espero te encontrar em outros momentos da vida. 

Autoavaliação Henrique Arouche Cunha da Silva


1- O que aprendi neste semestre? 

Neste semestre aprendi inicialmente alguns fundamentos básicos da história do teatro, aspectos de suas origens ocidentais na Grécia Antiga como: os espaços para encenações, as funções do coro e dos atores e suas diferenças,funções das máscaras e figurinos, o perfil do público que assistia às apresentações, as divisões de uma obra, etc. Foram boas aulas que levaram a compreensão e maior entendimento do teatro grego. No decorrer do semestre aprendi a importância do texto na história do teatro, do trabalho dos dramaturgos e como é importante a boa compreensão de um texto. Aprendi como fazer uma pesquisa em nível universitário, como colocar citações, como parafrasear corretamente, como apreender a essência do trabalho dos autores de forma correta e mais séria. O trabalho com o blog me ensinou sobre grupos que eu não conhecia, sobre um método interessantíssimo de criação que pretendo levar em minha formação e principalmente a lidar com minhas novas responsabilidades na minha vida universitária,

2- No que tive maiores dificuldades?

Minhas maiores dificuldades com certeza se deram pela falta de um maior contato com a história do teatro, anterior a minha entrada na Universidade. Muitos termos, nomes e autores que eu não conhecia e me faziam ficar confuso em algumas aulas no início. Tive uma certa dificuldade também no manuseio do blog, da pesquisa principalmente, em como fazer isso sem me prender ao que tinha aprendido no ensino médio. Fazer citações, paráfrases, pesquisar sobre assuntos que nunca tinha ouvido falar. Essas foram sem dúvidas minhas maiores dificuldades.

3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?

Eu não poderia ter escolhido melhor grupo para o trabalho do blog. Todos os integrantes do grupo eram altamente compromissados, responsáveis, donos de opinião e desejo de sempre fazer o melhor pelo trabalho e pelo grupo em si. Não tive dificuldades em ter dúvidas esclarecidas, em obter ajuda em determinados assuntos e apoio para minhas ideias. Por isso aproveito o espaço para agradecer as minhas colegas de pesquisa sobre Teatro Colaborativo, Beatriz Nogueira, Iasmin Rios e Rafa Giavoni, pelo apoio e trabalho conjunto, e por ter feito dessa pesquisa uma experiência incrivelmente rica e prazerosa.

4- O que eu poderia ter feito de diferente?

Poderia ter sido mais focado em algumas aulas, provavelmente teria captado mais informações ainda. Mesmo com todo o trabalho da pesquisa, poderia ter lido e visto muito mais material sobre o meu tema e ter produzido mais para o blog.

5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}

Poéticas Teatrais foi a primeira disciplina a me dar uma visão verdadeira de Universidade. Foi a partir das aulas, dos ensinamentos passados pelo professor Marcus que eu comecei a me ver verdadeiramente como um universitário e isso foi de grande valor para mim. Talvez o tom mais "teórico" da disciplina me tenha aberto essa visão, sendo que as discussões em sala eram muito mais interessantes que as feitas no ensino médio, e os trabalhos mais sérios e talvez mais complexos, em relação a forma de realizá-los. A base que adquiri nas aulas certamente me enriqueceram muito, no sentido de me dar conhecimento maior sobre o campo das artes cênicas, principalmente sobre a história e o desenvolvimento do teatro ocidental. Espero aproveitar bem o que aprendi na disciplina a fim de que, com base nos conhecimentos que nela obtive eu possa ampliar meu repertório de obras e autores e saber como trabalhar esse repertório na minha formação.