segunda-feira, 28 de agosto de 2017
Auto Apresentação - Rodrigo Kelvin
Matrícula: 170164101
Questões:
0- Fale um pouco sobre sua experiência com teatro até aqui, se participou de montagens, cursos, papeis, workshops. O que aprendeu nessas participações, o que despertou em você.
Antes de querer fazer uma graduação em Artes Cênicas, eu já havia participado por alguns meses na Oficina de Atores, onde estávamos trabalhando no processo de montagem da peça O Mágico de OZ, mas infelizmente não pude apresentar. Fiz uma oficina no Rio de Janeiro com o direto Jorge Silpem e um workshop com o ator Rainer Cadete. Foram experiência que despertaram muito o meu querer em me tornar ator e explorar todas as possibilidades artíscas que a cena teatral proporciona.
1- Liste as peças teatrais que você já lei. Autores e nome das obras.
- William Shakespeare, Hamlet
- William Shakespeare, Romeu e Julieta
- William Shakespeare, Otelo
- Ariano Suaçuna, O Auto da Compadecida
- Consuelo de Castro, Only You
- Consuelo de Castro, Memórias de Mar Aberto: Medeia conta a sua história
- Consuelo de Castro, Mel de Pedra
- L. Frank Baum, O Mágico de OZ
- Tennessee Williams, Um Bonde Chamado Desejo
- Federico Garcia Lorca, A Casa de Bernarda Alba
2- Escolha uma ou duas obras e apresente o que mais chamou atenção do texto que você leu.
Vou citar a peça Um Bonde Chamado Desejo, que li e preparei um monólogo para a prova de Habilidade específica da UnB, um texto interessante pois retrata bem a realidade de uma classe média americana das décadas de '40 e '50, onde o homem da casa possui aquele comportamento bruto e machista, e a personagem Blanche, uma mulher solteira que havia perdido a propriedade de sua família e o grande amor de sua vida, é mostrada como louca.
3- Liste textos (livros, artigos) que você leu que falam de teatro.
- HELIODORA, Barbara. O Teatro Explicado aos meus filhos
- PANFIETE, Katia. A Investigação da Criatividade nos Jogos Cênicos
- ALEIXO, Fernando. Corporeidade da Voz
- ALEIXO, Fernando. Corpo-Voz, Performance da Vocalidade
4- Escolha uma ou duas obras e comente o que você achou de mais relevante no que leu.
Vou escolher o livro, O Teatro Explicado aos meus filhos, em que a autora, Barbara Heliodora, relata de uma forma muito simples e didática os principais momentos, feitos e fatos da história do teatro.
5- Quais são sua expectativas em relação a essa disciplina? O que você espera aprender?
Na verdade, como estou entrando em um novo momento da minha vida, onde estou entrando em uma nova fase de aprendizados, não estou criando muitas expectativas. A única expectativa é de realmente aprender aquilo que me engrandeça meu conhecimento nessa área que muito tenho a desenvolver.
quinta-feira, 22 de junho de 2017
Autoavaliação Bárbara Castro
A matéria como um todo foi uma ótima introdução à esse novo ambiente de estudos que é a faculdade, mas senti falta de uma abordagem feita pelo professor dos teóricos teatrais estudados e de mais textos teatrais, mesmo assim sinto que foi uma matéria muito proveitosa
quarta-feira, 21 de junho de 2017
Auto-avaliação Helenice Mota
Ps.: A Ana Gabriela é a melhor pessoa com quem já trabalhei em grupo, muito solícita, compreensiva e organizada. Não posso deixar de citar esse ponto nessa questão.
Autoavaliação - Antonio Guilherme
Grupos e tempos
Autoavaliação - Júlio
AUTOAVALIAÇÃO Lúcia Priscila
Lúcia Priscila
1- O que aprendi neste semestre?
Depois desta matéria, o modo como leio obras teatrais mudou. Agora não é tão confuso como antes, eu posso entender melhor o que está acontecendo e o que deve acontecer durantes as cenas.
Além de saber onde e como realisar pesquisas melhores e mais adequadas.
2- No que tive maiores dificuldades?
Minha maior dificuldade, acredito que tenha sido a apresentação do seminário. Essa linguagem filosófica de alguns autores me deixa muitas vezes confusa, mas acredito que de agora em diante, como minha forma de interpretar esteja um pouco mais apurada, vai se tornar cada dia mais fácil.
3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Um pouco difícil. O trabalho em grupo tem suas surpresas, as vezes são boas e as vezes não. Infelizmente não se pode contar com tudo quando ele não está dentro do todo. Mas no final deu tudo certo, bem, pelo menos quase tudo.
4- O que eu poderia ter feito de diferente?
Um pouco mais de tempo pra me dedicar, mas infelizmente o tempo não foi meu amigo esse semestre. Ler mais obras, sobre mais autores.
5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}
As leituras das obras em grupo foi uma das partes mais interessantes, pois instigou a sala como um todo, nos fez entender e acompanhar melhor as obras. Acredito que seria interessantes que mais momentos como esses acontecessem durante o semestre.
Autoavaliação Sarah Pádua
terça-feira, 20 de junho de 2017
Autoavaliação Renan Leite
Autoavaliação Rafa Giavoni
1. Aprendi que poéticas teatrais não é só um nome bonito, instigante, mas sim um universo imenso do qual eu não havia explorado quase nada. Além de ter me impressionado com a capacidade dos textos serem tão díspares e ao mesmo tempo tão interligados, me fascinei com detalhes e fatos sutis que, para mim, fazem toda a diferença. O teatro grego, por exemplo, é muito mais incrível do que eu podia imaginar. Sabia de alguns detalhes relacionados à ele, mas não entendia a profundidade da relação inter-artística que o permeava. A musicalidade, sincronia, engenharia, e a arte plástica que são inerentes à qualquer obra teatral de tal lugar, me instigaram, principalmente, por sua peculiaridade - aprendi os níveis de intensidade de cada linguagem e também a sua complexidade. Minhas aulas preferidas se dividiam entre aquelas em que aprendíamos sobre figuras importantes do teatro e em que líamos um texto dramático específico. Sarah Kane definitivamente me impressionou muito. Mas o que mais mexia comigo era o fato de entender o que textos, com milhares de anos de diferença, tinham em comum e como eles se relacionavam. Aprendi também, ou melhor, senti na pele como é pesquisar para valer e como é ensinar para outras pessoas aquilo que se pesquisou. O teatro colaborativo faz parte de mim agora, graças a aula de poéticas teatrais e as oportunidades que ela trouxe consigo.
Autoavaliação Henrique Arouche Cunha da Silva
1- O que aprendi neste semestre?
Neste semestre aprendi inicialmente alguns fundamentos básicos da história do teatro, aspectos de suas origens ocidentais na Grécia Antiga como: os espaços para encenações, as funções do coro e dos atores e suas diferenças,funções das máscaras e figurinos, o perfil do público que assistia às apresentações, as divisões de uma obra, etc. Foram boas aulas que levaram a compreensão e maior entendimento do teatro grego. No decorrer do semestre aprendi a importância do texto na história do teatro, do trabalho dos dramaturgos e como é importante a boa compreensão de um texto. Aprendi como fazer uma pesquisa em nível universitário, como colocar citações, como parafrasear corretamente, como apreender a essência do trabalho dos autores de forma correta e mais séria. O trabalho com o blog me ensinou sobre grupos que eu não conhecia, sobre um método interessantíssimo de criação que pretendo levar em minha formação e principalmente a lidar com minhas novas responsabilidades na minha vida universitária,
2- No que tive maiores dificuldades?
Minhas maiores dificuldades com certeza se deram pela falta de um maior contato com a história do teatro, anterior a minha entrada na Universidade. Muitos termos, nomes e autores que eu não conhecia e me faziam ficar confuso em algumas aulas no início. Tive uma certa dificuldade também no manuseio do blog, da pesquisa principalmente, em como fazer isso sem me prender ao que tinha aprendido no ensino médio. Fazer citações, paráfrases, pesquisar sobre assuntos que nunca tinha ouvido falar. Essas foram sem dúvidas minhas maiores dificuldades.
3- Como foi o trabalho com os colegas de grupo?
Eu não poderia ter escolhido melhor grupo para o trabalho do blog. Todos os integrantes do grupo eram altamente compromissados, responsáveis, donos de opinião e desejo de sempre fazer o melhor pelo trabalho e pelo grupo em si. Não tive dificuldades em ter dúvidas esclarecidas, em obter ajuda em determinados assuntos e apoio para minhas ideias. Por isso aproveito o espaço para agradecer as minhas colegas de pesquisa sobre Teatro Colaborativo, Beatriz Nogueira, Iasmin Rios e Rafa Giavoni, pelo apoio e trabalho conjunto, e por ter feito dessa pesquisa uma experiência incrivelmente rica e prazerosa.
4- O que eu poderia ter feito de diferente?
Poderia ter sido mais focado em algumas aulas, provavelmente teria captado mais informações ainda. Mesmo com todo o trabalho da pesquisa, poderia ter lido e visto muito mais material sobre o meu tema e ter produzido mais para o blog.
5- {Espaço para você escrever o que você quiser a partir de sua experiência nesta disciplina}
Poéticas Teatrais foi a primeira disciplina a me dar uma visão verdadeira de Universidade. Foi a partir das aulas, dos ensinamentos passados pelo professor Marcus que eu comecei a me ver verdadeiramente como um universitário e isso foi de grande valor para mim. Talvez o tom mais "teórico" da disciplina me tenha aberto essa visão, sendo que as discussões em sala eram muito mais interessantes que as feitas no ensino médio, e os trabalhos mais sérios e talvez mais complexos, em relação a forma de realizá-los. A base que adquiri nas aulas certamente me enriqueceram muito, no sentido de me dar conhecimento maior sobre o campo das artes cênicas, principalmente sobre a história e o desenvolvimento do teatro ocidental. Espero aproveitar bem o que aprendi na disciplina a fim de que, com base nos conhecimentos que nela obtive eu possa ampliar meu repertório de obras e autores e saber como trabalhar esse repertório na minha formação.