domingo, 16 de abril de 2017

ÉTICA. PLÁGIO II.


Exemplos de Plágio e do Uso Apropriado de Palavras e Idéias de Outros


O texto a seguir foi retirado do livro intitulado “Lizzie Borden - um livro de família e crime”, datado de 1890 (Williams, 1891, p. 01):

O surgimento da indústria, o crescimento das cidades e a expansão da população foram os três grandes desenvolvimentos dos últimos anos século 19 na historia americana. À medida que novas e maiores fabricas a vapor se tornavam parte da paisagem do leste americano, elas transformavam os trabalhadores rurais em protelariados e forneciam emprego para um numero cada vez maior de imigrantes. Com a indústria veio a urbanização o crescimento das grandes cidades (como Fall River, Massachusetts, onde os Bordens viveram) que se transformaram em centros de produção assim como de comércio e troca.

Abaixo está um exemplo inaceitável de plágio:

O crescimento da indústria, a expansão da cidade e a explosão populacional foram três grandes fatores da América do século 19. À medida que industrias movidas a vapor tornavam-se mais freqüentes no leste dos pais, elas transformavam a mão de obra rural em trabalhadores industriais e fornecia empregos para a grande onda de imigrantes. Com a indústria veio à expansão de grandes cidades como Fall River, onde os Bordens viveram que se transformaram em centros de comércio e troca assim como de produção.

O extrato acima pode ser considerado plágio por duas razões:

1-O autor apenas mudou algumas palavras e frases ou mudou a ordem das originais;
2- O autor falhou em citar a fonte de qualquer idéia ou fato;

Se você fizer uma ou ambas dessas citações estará plagiando.

Note que esse parágrafo também está problemático por trocar o sentido de várias frases (Por exemplo, Indústrias movidas a vapor” na segunda frase deixa de dar ênfase as fábricas).
Aqui está uma paráfrase aceitável:

Fall River, onde a família Borden viveu, foi uma típica
cidade industrial do nordeste no século XIX. À medida que a produção à vapor transferia a mão de obra rural em industrial, e que imigrantes chegavam aos U.S, eles achavam trabalho nestas novas fábricas. Como resultado populações cresceram e grandes centros urbanos surgiram. Fall River foi um desses centros produtivos e comerciais. (Williams, Joyce, p. 01)
Este é um exemplo aceitável porque o autor:
1-Precisamente repassa informação do original;
2- Usa suas próprias palavras;
3-Permite ao leitor saber a fonte da informação.



Esse é um exemplo de paráfrase com citação, que é aceitável:
Fall River, onde a família Borden viveu, uma típica cidade industrial do nordeste do século XIX. À medida que a produção a vapor transferia a mão de obra rural para a industrial, a demanda por trabalhadores “transformou os trabalhadores rurais em protelariados” e criou trabalho para imigrantes. Conseqüentemente, populações crescentes aumentaram o tamanho das áreas urbanas. Fall River era um desses pólos “que se transformaram em centros de produção assim como de comercio e troca”. (Williams, Joyce, p. 01)
Essa paráfrase foi aceitável porque o autor:
1-Transcreve a informação do original fielmente;
2-Dá crédito pelas idéias nas passagens;

3- Indica quais partes foram diretamente retiradas de sua fonte colocando entre aspas e citando o número da página.

Note que se o autor usasse aquelas frases ou sentenças sem usar aspas ele estaria plagiando. Usar frases/sentenças de outras pessoas sem aspas é considerado plágio. Mesmo que o autor cite no próprio texto a fonte das informações de onde ele pegou “emprestado”.

Plágio e a Internet
A Internet se tornou uma fonte popular de informações para o trabalho de estudantes, e muitas questões foram levantadas a como evitar plagiar essas fontes. Na maioria dos casos as mesmas regras se aplicam: tanto para informações impressas como quando você se refere a uma idéia ou citação de um site, você deve citar a fonte.
Se você quer usar um recurso visual da Internet, muitas das regras se aplicam. Copiar recursos visuais ou gráficos de um site (ou de um material impresso) em um papel é muito similar a citar dados, e a fonte dos dados deve ser citada. Essas regras são também aplicadas a outros usos de materiais textuais ou visuais de sites; por exemplo, se você estiver fazendo um site como projeto de sala e copia um recurso gráfico/visual de outro site, você deve também informar a fonte dessas informações. Nesse caso, pode ser uma boa idéia pedir permissão ao dono do site antes de usar o material. 





Estratégias para se evitar o Plágio


- Coloque entre aspas tudo que vier diretamente do texto especialmente quando tomar notas;
Parafraseie, mas tenha certeza de que não esteja apenas rearranjando as idéias ou trocando algumas palavras;

- Leia tudo que queira parafrasear cuidadosamente, cubra o texto com sua mão ou feche-o em ordem de não vê nada dele (e que não fique tentado a usá-lo como “guia”). Escreva as idéias em suas próprias palavras sem espiar;
- Confira se sua paráfrase não usou acidentalmente as mesmas palavras ou termos do texto original, e que a informação esteja precisa.

Termos que você precisa saber

Conhecimento geral Fatos que podem ser achados em vários lugares e que são conhecidos por muitos.
Exemplo: John F. Kennedy foi eleito Presidente dos Estados Unidos em 1960.
Isso geralmente é informação de conhecimento geral. Você não precisa documentar esse fato.
Porém, você deve documentar fatos que não são de conhecimento geral e idéias que interpretem fatos.
Exemplo: De acordo com o novo livro da Coalizão Americana de Direitos Familiares, Questões familiares e Congresso, a relação entre o presidente Bush e o congresso atrapalhou a legislação dos direitos familiares (p. 06).
A idéia que “a relação entre o presidente Bush e o congresso atrapalhou a legislação dos direitos familiares” não é um fato, mas sim uma interpretação, conseqüentemente, você precisa citar a fonte.

Citação usando as palavras de outros. Quando você cita, coloque a passagem que você esta usando entre aspas, e documente a fonte de acordo com um estilo padrão de documentação.
O exemplo seguinte usa o estilo da associação de língua moderna:
Exemplo: De acordo com Peter S. Pritchard em USA Today, “As escolas publicas precisam de reformas, mas elas são insubstituíveis para ensinar todos os jovens da nação” (14).

Paráfrase - utilizando idéias de alguém, porém escrevendo-as com suas próprias palavras. Essa é, provavelmente, a habilidade que você irá usar principalmente quando incorporar recursos em sua escrita. Embora você use suas próprias palavras para parafrasear, você ainda deve reconhecer a fonte da informação.

PLÁGIO
O Que É e Como Evitar
Nos cursos universitários estamos continuamente engajados com as idéias de outras pessoas; lemos em textos, ouvimos em lições, discutimos em aulas, incorporamo-las em nossa própria escrita. Como resultado, é de muita importância que demos credito aonde é devido. Plagiar é o uso de idéias e palavras sem ter o verdadeiro reconhecimento da fonte daquela informação.
Para evitar o plágio você deve dar credito quando você fizer o use de:
A idéia, opinião ou teoria de outra pessoa;
Qualquer fato, estatística, gráfico, desenho quaisquer informações que não sejam de conhecimento geral;
Citações que outra pessoa realmente falou ou escreveu;
Paráfrase de falas ou escritas de outra pessoa.
Esse guia faz parte do código de responsabilidades e condutas acadêmicas e todos os alunos devem segui-lo. 




Extraído do site www.indiana.edu/~wts/ Writing Tutorial Services (Serviço de tutoria para a escrita).
Ballantine Hall 206
Indiana University
855-6738
Você pode consultar o site a hora e lugar que quiser, embora o mesmo esteja em inglês.

Revisado em 09/07/04 Traduzido em 11/03/09, por Lucas Alencar.
P

Nenhum comentário:

Postar um comentário